Você trabalha em equipe ou em grupo?

É muito comum nas empresas, nos dias de hoje, escutar o termo “trabalhar em equipe”, mas às vezes isso é confundido com “trabalhar em grupo”! Você sabe qual é a diferença?

Trabalhar em grupo não significa que você está trabalhando em equipe, afinal neste caso as pessoas estão desempenhando seus papéis individualmente para atingir um objetivo proposto ao grupo. Normalmente isso acontece para “apagar incêndios”, aqueles momentos em que há muito trabalho e pouco prazo para entregar, ou houve um acúmulo de entregáveis inesperado.

O foco aqui é fazer o famoso “multirão” para que a meta seja alcançada sem prejuízos para empresa, dividindo a carga de trabalho entre os membros da equipe. Já quando falamos em trabalho em equipe o foco é a própria equipe. Aqui as pessoas se interagem, há planejamento da carga de trabalho e o avançamento das atividades é acompanhado de perto. A própria equipe percebe e atua nos caminhos críticos do processo.

Para trabalhar em equipe, o grupo tem que ter uma boa comunicação entre seus membros, a meta deve estar bem definida e planejamento afiado. Quando esses três pontos estão alinhados, a chegada de algo inesperado caindo de paraquedas não afeta criticamente a meta dos entregáveis planejados. A equipe consegue redirecionar as atividades de modo a equilibrar a carga de trabalho de cada um. E isso é vivo, atualizado por cada membro da equipe a cada instante, conversando entre eles. Não há um pacote individual de entrega, onde cada um faz o seu e o do colega não interessa. O pacote de entregáveis é um só, e o time se preocupa com cada um de seus membros, há ajuda mútua. Não há competição interna para bater metas individuais, mas colaboração.

Essa colaboração fortalece os laços não só profissionais como pessoais dentro da equipe. A empatia acontece mais naturalmente e isso se reflete no resultado final. Não  só o planejamento é cumprido como o clima organizacional tende a melhorar sempre, amenizando até mesmo a pressão de prazos mais apertados.

Contudo, a definição de como o time irá trabalhar depende diretamente do gestor, pois ele ditará o tom do andamento do trabalho, se em grupo ou em equipe. São suas ações e gerenciamento que decidirão isso, afinal são as condições e organização de trabalho e planejamento que darão as diretrizes e prioridades ao grupo.

E você, já pensou se trabalha e me grupo ou em equipe?

 

* Publicado originalmente no Ideia de Marketing.

Leave a Reply

Your email address will not be published.