Viewability… o que isso tem a ver com o engajamento do seu colaborador?

Viewability é um termo bastante usado pela galera de mídia, no mundo digital. Trata-se de uma métrica aplicada a anúncios e que garante que ele foi realmente visualizado pela audiência e não apenas exibido em uma mídia digital, como em um site ou rede social, por exemplo.

O viewability ajuda os profissionais responsáveis por comprar espaço em mídias identificarem se a campanha está no caminho certo, termos de posicionamento na página, ou não. Ok, mas você deve estar se perguntando – “e daí, o que isso tem a ver com o engajamento do meu colaborador?”

Quantas campanhas são realizadas, com foco em Comunicação com os Colaboradores, e sequer são avaliadas as possibilidades das pessoas realmente verem essas mensagens? Sabe aquele banner mal planejado que acabou ficando meio escondido? Ou aqueles e-mails que nunca foram lidos porque os colaboradores sequer abriram e deletaram de suas caixas de mensagens? Ou ainda, aquela campanha digital supercool que não levou em consideração os colaboradores que não possuem acesso ao digital da empresa?

Qual o viewability, pegando o termo emprestado, destas ações? O que deixou de ser comunicado nestes momentos? Quantas pessoas deixaram de ser impactadas? Como isso afeta a imagem da marca em relação aos seus colaboradores? Já parou para pensar nisso?

Alguns aspectos são importantes para garantir que a nossa campanha de Comunicação com os Colaboradores tenha um “viewability” bom e que favoreça o engajamento.

Conhecer as pessoas

Escolher o canal com o alcance adequado

Fazer uma distribuição assertiva

Conhecer as pessoas com que a empresa precisa se comunicar é importante para entender como elas podem ser impactadas no ambiente de trabalho por uma Comunicação Interna. Assim como ter definido no Plano de Comunicação que tipo de mídia consegue impactar melhor cada grupo de colaboradores, afinal, como impactar alguém na linha de produção, através do whats app, se as pessoas não podem acessar o smartphone por conta de sua atividade, ou através da rede social corporativa, se as pessoas não trabalham perto de um computador? Por fim, colocar esta campanha em lugares estratégicos, de forma que sejam visualizados e que possam impactar os colaboradores com a mensagem é fundamental. Afinal de contas, trata-se de Comunicação e não de design ou decoração (que mesmo assim se comunica e impacta alguém com alguma mensagem).

A Comunicação precisa ser pensada em quem irá recebê-la, não apenas na satisfação de quem está enviando. De que adianta criar uma campanha fantástica que ninguém vai ver?

A adoção e adaptação do viewability como métrica de Comunicação com os colaboradores pode ser um valioso aliado na correção e no direcionamento da estratégia de Comunicação, tornando os canais de Comunicação mais efetivos e assertivos, bem como as campanhas de engajamento.

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