Os quatro pilares da produção de conteúdo

Quando se pensa em criar conteúdo, dois fatores são primordiais para que a mensagem chegue até o público-alvo para quem foi pensada: consistência e qualidade. A consistência está apoiada no planejamento e na distribuição, enquanto a qualidade está amarrada com a criação e análise do conteúdo. Essa concepção é aplicável para qualquer tipo de conteúdo e para qualquer público.

Enquanto de um lado, quando se foca no público externo, a ideia é gerar leads e conversão para produtos e serviços, por outro lado, caso se foque no público interno, podemos obter engajamento e colaboração. Em ambos os casos, o raciocínio é o mesmo.

1º Quem se quer atrair?

Saber entender as necessidades, dúvidas e curiosidades do público-alvo é importante. Entender qual o cenário em que o público que se quer atrair está inserido é fundamental. Trabalhar para entender o problema de um cliente, seja interno ou externo, é uma ótima maneira de se conectar com ele. Por isso, um planejamento bacana para definir o público que irá consumir o conteúdo produzido é essencial.

2º Como será entregue o conteúdo?

Definir quais serão os canais de entrega do conteúdo produzido é outra parte importante do processo de produção, afinal a distribuição, junto com o planejamento, dará a consistência necessária. O conteúdo será publicado em redes sociais? Fará parte de uma campanha de e-mail marketing? Será parte de anúncios ou de um programa de parcerias? Essas são perguntas que deverão ser respondidas, juntamente com a elaboração de um calendário editorial.

3º Quem criará o conteúdo?

Definir como será a estrutura de criação deste conteúdo é indispensável. Deve haver uma hierarquia, com líder de redação, redator, editor, designer e distribuidor (growth hacker), por exemplo. A equipe pode ser grande ou pequena, não importa. O fato é que as funções dentro dela estejam bem definidas.

4º Quais métricas importam?

Essa é a hora de analisar o funil da jornada do cliente. Como o cliente está se comportando em relação ao conteúdo produzido? Está sendo gerado leads que trarão oportunidades? Os leads estão se transformando em conversão?

Esses são pilares importantes para que a produção de conteúdo se torne eficaz. Porém, não se deve perder de vista a qualidade do que se irá oferecer em forma de conteúdo. Além da equipe bem elaborada e organizada, e as métricas para monitorar, ter em mente de que produzir conteúdo é sinônimo de converter conhecimento em resultado garantirá que seja distribuído algo com qualidade ao cliente.

 

  • Publicado originalmente no Ideia de Marketing.

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