O gestor e a comunicação…

O gestor que busca se comunicar com a sua equipe deve ter em mente que a Comunicação flui através dele e não a partir dele. Usar a comunicação interna para apenas retransmitir uma mensagem, não é se comunicar, mas somente informar… despejar informação sobre a equipe.

O gestor é o elo entre a empresa e os colaboradores, e precisa conduzir a comunicação dentro deste fluxo, oferecendo propósito e ao mesmo tempo trabalhando para que haja um alinhamento do mindset da equipe com os objetivos estratégicos da organização.

As peças e os veículos de comunicação corporativos apenas conduzem a mensagem, ampliando o foco planejado. Direcionar às ferramentas todo o valor estratégico é um equívoco, afinal de contas, parafraseando os ensinamentos Jedis, não bebemos a tigela, mas sim a sopa que ela contém. Apesar de que a escolha da tigela impacta diretamente na apresentação e na atração, bem como pelo transporte, da sopa, no fim que interessa mesmo é seu conteúdo.

Quando é necessário, o gestor deve fazer com que a mensagem chegue aos colaboradores através de uma linguagem adequada e diminuindo o nível de ruído. O gestor é o responsável por iniciar de fato o processo de engajamento, uma vez que ele é quem conhece melhor as necessidades da equipe, como motivá-la e como se comunicar com ela.

Resumindo, é o gestor que irá contribuir para que o colaborador se engaje ao planejamento estratégico, e não as peças e ferramentas de comunicação interna, elas são criadas para dar suporte ao gestor para que se comunique com a sua equipe.

* Publicado originalmente no LinkedIn.

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