Inteligência coletiva e o poder da multidão

A inteligência coletiva pode ser descrita como um conceito que surge da colaboração de indivíduos a partir de suas diversidades, distribuída por toda parte, levando em consideração que ninguém domina o conhecimento em sua amplitude, porém todos sabem alguma coisa que contribui com o todo. Ela possibilita a partilha da memória, da percepção e da imaginação, resultando em uma aprendizagem coletiva através da troca de conhecimento.

Isso faz com que as pessoas se conectem de forma que se tornem mais eficientes na resolução de um problema ou para uma nova oportunidade. Aprender a lidar com a inteligência coletiva é como se tornar um jedi que aprende a lidar com a força, afinal ambas estão em todo lugar, basta aprender usar da maneira certa.

Afinal, se todos sabem algo que pode levar a uma nova solução trabalhando em colaboração, saber fazer essa colaboração acontecer de maneira harmonizada é muito importante. É preciso entender que a colaboração está ligada ao conceito de multidão, de trabalhar com multi colaboradores. Aprendemos a trabalhar assim ainda na escola, nos trabalhos em grupo, porém, com o tempo, desenvolvemos um senso de individualidade que nos faz esquecer isso. Para retomar essa característica que desenvolvemos ainda na infância, podemos utilizar o crowdsourcing, um modelo de produção que utiliza a inteligência coletiva na criação de conteúdos e soluções, além de gerar fluxo de informação.

Um exemplo disto são os hackathons, eventos em que reúnem programadores, designers e outros profissionais da área da tecnologia em uma maratona, cujo objetivo está em desenvolver um aplicativo que atenda um fim específico proposto. Os participantes tem a oportunidade de concorrer a prêmios, enquanto faz um networking bacana.

O crowdsourcing pode ser usado sob quaisquer situações e, conforme se pratica mais eficiente a colaboração se torna, formando novos mestres jedi no uso da força que está presente na inteligência coletiva.

 

* Publicado originalmente no Ideia de Marketing.

Leave a Reply

Your email address will not be published.