Ikigai – uma filosofia de vida para ajudar no clima organizacional e no engajamento

A filosofia Ikigai, que deriva de IKI (vida) e KAI (realização de desejos e expectativas), proporciona uma busca pelo entendimento de quem somos e o que fazemos para então desenvolver a nossa percepção sobre a correlação entre nós, como indivíduos, e o trabalho. A ideia é que haja uma desalienação do trabalho enquanto obrigação social, para uma visão mais humana, na qual podemos encontrar sentido e satisfação naquilo que realizamos.

Resumindo, viver em Ikigai significa ter consciência sobre O QUE AMO FAZER, O QUE POSSO FAZER BEM FEITO, O QUE POSSO SER PAGO PARA FAZER e O QUE O MUNDO PRECISA QUE EU FAÇA.

Certo, e como isso pode ser utilizado no ambiente corporativo? Para buscar um clima organizacional bacana e engajamento de equipes. Uma pessoa que consegue trabalhar em harmonia e satisfeita com o que faz será automaticamente mais produtiva e colaborativa.

Ao se trabalhar esse coaching Ikigai, é possível se desenvolver um olhar sistêmico, onde a equipe analisa seus processos como um todo, permitindo que floresça um aspecto ontológico, que proporciona maior sentido de propósito dentro da organização, tanto em relação a metas quanto seu sentido existencial ( razão de existir). Essa metodologia também foca na inteligência emocional, desenvolvendo na equipe empatia, fazendo com que as pessoas sejam capazes de compreender e reconhecer o sentimento uns dos outros, surgindo assim diálogos saudáveis e construtivos. Isso porque o objetivo não é levar a equipe a lugar algum, mas sim desenvolver competências que os ajudem a cumprir metas e objetivos sozinhos.

No Ikigai o foco é no PORQUÊ, já que sem entender a sua motivação, a equipe acaba facilmente perdendo a força para atingir seus objetivos, afinal, sem um sentido de propósito seriam apenas pessoas perseguindo um resultado que não entendem.

Uma equipe de pessoas que entendem como usar paixão, orientada por sua vocação, para que faça seu trabalho da melhor maneira para atender sua missão dentro da empresa. Isso gera engajamento, já que há harmonia e satisfação dentro da equipe, o que leva a um clima organizacional agradável e adequado para colaboração.

*Originalmente publicado em Pulse
https://www.linkedin.com/pulse/ikigai-uma-filosofia-de-vida-para-ajudar-clima-e-marcelo-oliveira

About the author: inovadoramente

Leave a Reply

Your email address will not be published.