Grupo motivado ou engajado?

É comum trabalhar a motivação de uma equipe na expectativa de ter ganho em relação a produtividade, porém esse é um pensamento equivocado.  A motivação é a fagulha que faz uma pessoa trabalhar em uma pegada mais leve, deixa o clima mais agradável e o trabalho acaba saindo com uma qualidade bacana e a atingir as metas programadas. Já o engajamento, o colaborador acreditar no que faz, mergulhar de cabeça e ver a empresa como se fosse sua. A pessoa passa a ter senso de propriedade. É esse sentimento que fará o colaborador superar as suas metas, mas mais do que alcançar bons resultados, o fará acreditar na filosofia da empresa. Isso  com certeza afeta diretamente na decisão de compra de um potencial cliente e adquirir um produto ou serviço.

Há uma história em que um homem vê um canteiro de obra com dois pedreiros e resolve perguntar o que eles estão erguendo. O primeiro diz que está subindo uma parede, enquanto o segundo responde que está erguendo uma catedral e fala sobre suas expectativas.

Enquanto o primeiro está motivado para realizar o trabalho e enxerga apenas a sua parte no processo, o segundo vê todo o cenário, sabe que não é apenas uma parede que ergue.

Mas como engajar uma equipe? Separei alguns perfis  que servem de atalho para os líderes nesta árdua tarefa.

Por premiação

A pessoa entra em um projeto com um objetivo na cabeça, premiação pelo trabalho realizado. Essa premiação pode vir na forma de bonificações ou brindes, e geralmente está ligada a melhorias incrementais.

Por amor

A pessoa acredita na ideia do projeto, se identifica com o tema e abraça de corpo e alma. As campanhas que pedem apoio financeiro através de doações, são ótimos exemplos

Por reconhecimento

A pessoa quer ser reconhecida por sua participação, pelo seu desempenho, busca realização profissional. A gestão do conhecimento é uma ótima forma de fazer isso.

Há outros perfis de engajamento, mas esses três resumem bem essa ideia.  O importante é sempre estar em mente que o engajamento é quem fará o colaborador atingir suas metas e pensar além.

Gostou do tema? Voltaremos a falar desse assunto em um post futuro e conhecer mais um pouco sobre engajamento.

 

* Publicado originalmente no Ideia de Marketing.

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