Employer branding e a Comunicação com Colaboradores

Se Employer Branding tem a ver com reputação e imagem da empresa, em relação a seus valores e crenças como empregadora, dentro de casa as coisas precisam estar bem alinhadinhas. Já pensou todo aquele desenrolar do processo de seleção e na fase final, o candidato resolve conversar com um amigo de dentro da empresa e descobre que a tal imagem da marca empregadora não é bem assim depois da contratação?

Ter uma comunicação efetiva com os colaboradores é importante para manter seus talentos, reduzir taxas de absenteísmo e turnover, e ter um ambiente realmente atrativo para o tal “candidato dos sonhos” para que ele não se fruste. Não dá para vender uma imagem de marca empregadora se não há um ambiente de trabalho que sustente esse rótulo após (ou algumas vezes antes) da contratação.

Podemos dizer que uma marca empregadora é a personalidade da empresa, refletindo sua cultura organizacional, sua missão e visão e os seus valores. É o que te faz desejar trabalhar em uma empresa! Por isso ela precisa sempre ser transparente.

Não há uma forma mais eficiente de fazer o employer branding de uma empresa brilhar do que colaboradores como embaixadores da marca. Por isso é importante deixar os colaboradores serem protagonistas.

Para que isso aconteça é importante instruir, formar, informar, educar e engajar os colaboradores em relação à cultura organizacional. A comunicação precisa evangelizar e ajudar os colaboradores a entenderem as atividades, diferenciais e posicionamento da marca, de uma maneira inspiradora, como uma forma de atrair, manter e engajar as pessoas através do diálogo.

Quer ter uma marca empregadora? Faça uma comunicação bem estruturada com seus colaboradores, afinal de contas, a experiência com uma marca precisa começar dentro dela.

*/ Publicado originalmente no site Ideia de Marketing

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