Dez coisas que a Gestão do Conhecimento pode oferecer

Quando se fala em trabalhar a Gestão do Conhecimento é normal surgir algumas dúvidas em como desenvolver e como aplicá-la. Pensando nisso, trouxe nesse artigo dez coisas que é possível conseguir como resultado da implantação de uma boa Gestão do Conhecimento.

1- Capacitação – sem dúvida alguma essa é uma das melhores coisas da Gestão do Conhecimento. Através do compartilhamento do que cada membro da equipe sabe, é possível desenvolver pessoas. Isso porque cada um desenvolve um conhecimento único por meio de experiências que viveu, seja profissional ou pessoalmente, somado a cursos que fez desde cedo. Identificar expertises e compartilhá-las dentro da organização desenvolve pessoas e reduz o custo com treinamentos.

2- Nivelamento – falar a mesma língua é muito importante, por isso trabalhar a Gestão do Conhecimento através de fóruns, workshops e grupos de discussão, compartilhando não só experiência, mas informações relevantes ao processo de trabalho, torna-se algo muito rico, já que todos sabem o que acontece.

3- Não reinventar a roda – quando o nivelamento da equipe é alcançado fica mais fácil lidar com o processo de trabalho. Saber o que um colega está fazendo e quais informações ele tem sobre uma atividade que outra pessoa também executa, ajuda a eliminar desperdícios, principalmente de tempo, afinal é possível aproveitar as boas práticas ao invés de tentar reinventar a roda, amassando um barro que já foi bastante amassado por outros colegas.

4- Lições aprendidas – sabe aquelas dificuldades que todos passamos quando executamos uma atividade ou projeto novos? Por que não dividir com os colegas de grupo para que ninguém mais precise passar por elas novamente?

5- Gestão de processos – outra coisa legal que vem do nivelamento de conhecimento da equipe é a possibilidade de se fazer uma gestão de processos mais eficaz. Ter noção do comportamento dos processos da empresa é algo imprescindível e isso pode ser feito de maneira bastante simples através de reuniões em que o grupo estiver reunido para fazer um follow up para à liderança de como andam as coisas. Outra maneira de fazer isso é através de um bom trabalho padrão, eliminando os famosos procedimentos de gaveta e substituindo-os por páginas wiki dentro de uma página de comunidade de prática, por exemplo.

6- Gestão de risco – compartilhar conhecimento sobre o processo de trabalho também pode ter um grande valor estratégico dentro da organização. Com a equipe trabalhando na mesma página, todos com o mesmo nível de informação, fica mais fácil de se analisar os riscos e como atuar sobre eles.

7- Inovação – a base da Gestão do Conhecimento é a colaboração, certo? Com certeza, a melhor maneira de encontrar melhorias em processos, produtos e serviços, ou de criar novos, é a partir da colaboração através de workshops em que ideias são compartilhadas para fazer diferente o que se faz cotidianamente, e assim reduzir tempo, custos e não conformidades, além de melhorar a qualidade.

8- Trabalho em equipe – a colaboração estimula o trabalho em equipe, que por sua vez, estimula a partilha do conhecimento.

9- Disseminação da cultura da empresa – um grupo que trabalha em equipe e que colabora entre si e com toda a organização acaba por comprar a filosofia da empresa. É aquela velha história do vestir a camisa, sabe? O grupo passa a ter senso de propriedade sobre o que faz e com isso absorve a cultura da organização naturalmente.

10- Relacionamento com o cliente – um grupo com senso de propriedade sobre o que faz se sente a vontade em buscar uma troca de conhecimento com o cliente. Hoje isso é bastante potencializado pelas redes sociais e fica mais fácil saber o que ele sente pela marca. levar isso para o processo e trabalhar em melhorias e inovações.

A Gestão do Conhecimento é algo que pode mexer com toda uma empresa, com seus processos, pessoas, estratégias e até com o relacionamento com o cliente. Basta se estruturar bem e fazer acontecer.

 

* Publicado originalmente no Ideia de Marketing.

Leave a Reply

Your email address will not be published.