Cultura Organizacional e Comunicação: um relacionamento para polinizar sonhos

O que é a cultura de uma empresa se não um conjunto comportamentos direcionados por valores e crenças, moldando um modelo correto e adequado em relação aos objetivos do negócio de uma empresa? E de onde vem esses valores e crenças? Dos sonhos, valores e visão do maior influenciador da Cultura Organizacional, o fundador. É daí que uma empresa ganha sua alma, sua causa e sua essência.

O problema acontece quando surge a necessidade de polinizar essa cultura para outras pessoas, conforme a empresa cresce. No entanto, como fazer isso? Como fazer com que outras pessoas entendam e sejam conquistados pelos sonhos e visão? Através de uma comunicação bem estruturada e efetiva com seus colaboradores.

Você já parou para pensar em como o fato de que algumas empresas insistem em permanecer com práticas “desmotivacionais”, mesmo sabendo que os colaboradores motivados produzem melhores resultados, tem tudo a ver com uma comunicação falha? Sim, é isso mesmo, uma falha na comunicação.

Quando a comunicação está ruim, principalmente com os gestores, são cultivados polinizadores desalinhados com a cultura da empresa, gerando um ruído monstruoso na comunicação! Gestores que não entendem a atividade, os diferenciais e o posicionamento da empresa costumam ter uma gestão problemática, muitas vezes insegura, transformando a vida do colaborador impraticável no ambiente de trabalho!

Como um colega mencionou em um post no LinkedIn, recebemos muito bem uma nova cultura, mas sabemos pouco (ou quase nada) em como transferir a nossa própria identidade. E esse é um ponto superimportante, não só para a comunicação como para a gestão! Ela precisa de bons polinizadores para levar a Cultura Organizacional a todos os colaboradores.

Saber transmitir, ou comunicar a Cultura de uma empresa impacta na formação de equipes alinhadas com o propósito da empresa. Equipes essas que se relacionam bem com a causa da empresa se tornam protagonistas! E isso tem impacto na imagem que o colaborador cria para ele, isso porque tudo o que ele vê e ouve no ambiente de trabalho influencia no que ele pensa sobre a empresa em que trabalha, se refletindo no que ele faz relacionado à marca.

O profissional chega à uma empresa com uma página em branco nas mãos, que usará para construir a imagem que ele terá da marca com a qual trabalha. Essa imagem ele levará para as rodas de amigos, reuniões de família e o pior, às redes sociais. Em algum momento isso entrará em contato com um potencial cliente, podendo influenciar em uma tomada de decisão de compra, positiva ou negativamente. O modo como a organização transmite sua cultura definirá como essa página em branco será preenchida.

Se uma empresa deseja ter equipes motivadas é preciso alinhar o mindset de seus profissionais à sua cultura organizacional. Para isso planejar a Comunicação com os Colaboradores é fundamental!

Como está o planejamento da Comunicação da sua empresa? Está preparada para transmitir a Cultura da sua empresa?

 

*//texto publicado originalmente no site Ideia de Marketing!//*

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