Como a Comunicação Interna impacta na implantação da avaliação por desempenho?

Antes de mais nada, é necessário estimular uma cultura interna que seja favorável a avaliação por desempenho. Gestores e colaboradores precisam entender que avaliar e ser avaliado tem o objetivo de desenvolver pessoas, atuando na melhoria das competências técnicas e comportamentais. Não trabalhar esse aculturamento pode comprometer todo o processo de implantação, por isso o trabalho da Comunicação Interna é muito importante neste momento.

O primeiro passo para implantar uma avaliação por competência é ter definido um número enxuto de competências, um conjunto que seja relevante para o processo. É importante evitar o exagero nas exigências, uma vez que o excesso impactará diretamente na compreensão, poluindo o entendimento do conceito da avaliação.

Capacitar os gestores de modo que entendam a importância da gestão por competências, do valor de dar e receber feedback e de acompanhar o desenvolvimento de sua equipe é o passo seguinte, seguindo no alinhamento destes critérios com os colaboradores, fomentando assim a cultura de avaliação por desempenho. Criar campanhas de ativação direcionadas aos gestores, incluindo workshops, podem fazer essa capacitação. É a Comunicação Interna atuando diretamente na capacitação de líderes.

Ter uma percepção de como a implantação será recebida por avaliados e avaliadores é fundamental para o sucesso de sua execução. A falta de conhecimento traz retrabalhos e frustrações nas áreas por não conseguirem realizar a avaliação como deveriam, gerando resultados incertos e subjetivos. Realizar uma campanha de ativação com todos para que haja um alinhamento sobre o que é, como funciona e como deve ser feita uma avaliação por desempenho. É a Comunicação Interna atuando diretamente na Gestão de Equipes.

Como será realizada a captação dos dados para a avaliação por desempenho? Será manual ou por meio de um sistema? Uma opção são os sistemas de avaliação tipo WEB, de fácil acesso e boa usabilidade, o que facilita o preenchimento das avaliações por avaliados e avaliadores. Ter uma comunicação que oriente as funcionalidades do sistema para todos. É a Comunicação Interna atuando diretamente na implantação do processo de avaliação por desempenho.

O acompanhamento de perto da implantação do sistema de avaliação por competência é fundamental para controlar o fluxo das avaliações. Desta forma, é possível cobrar os prazos estipulados, acompanhar os resultados obtidos e na elaboração de planos de ação, sendo desta maneira o suporte dos gestores no momentos pré, durante e pós a execução das avaliações. Manter um canal de comunicação que permita o RH interagir e orientar os gestores torna o acompanhamento e a mensuração mais fáceis dentro do processo de avaliação. É a Comunicação Interna atuando no acompanhamento e mensuração da avaliação por desempenho.

A comunicação é um fator importante na implantação da avaliação por desempenho, por isso planejar uma campanha de ativação que informe, eduque e oriente tem que estar no topo do planejamento.

*Texto publicado originalmente no site Ideia de Marketing.

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