A Comunicação na Gestão de Pessoas

Algo que escuto muito é que os gestores precisam saber se comunicar e se relacionar com suas equipes. Ok, mas o que isso significa exatamente? Ser um líder extrovertido ou aquele amigo de todo mundo, quase um paizão? Eu acredito que saber se comunicar com os colaboradores vai além, bem mais além do que isso.

A Gestão de Pessoas precisa, na minha visão, oferecer representatividade, onde a equipe realmente sente que pode contar com seu líder para traduzir suas necessidades, no ambiente de trabalho, para a empresa. Essa confiança se conquista conversando com as pessoas, lendo o ambiente de trabalho e entendendo as necessidades, se comunicando de forma inspiradora.

E inspirar não basta apenas entender as necessidades da equipe. O líder precisa oferecer conhecimento, atuando ora como um coach, ora como um mentor, desenvolvendo sua equipe desde a contratação, orientando a carreira de seus liderados durante as avaliações de desempenho e corrigindo a rota com os Planos de Desenvolvimento Individuais, os famosos PDIs. Isso se faz conversando, se relacionando com pessoas.

O sucesso desta orientação está ligado à influência que um gestor possui sobre sua equipe. Ele precisa ter em mente que suas atitudes impactam no comportamento de toda a sua equipe. Saber se comunicar assertivamente, oferecendo feedbacks construtivos e possuindo um coachability forte para receber, processar e aprender com feedbacks vindos de seus liderados.

Resumindo, um líder não precisa ser extrovertido para conseguir se comunicar com os colaboradores, assim como ser amigão não significa ter empatia. Ele precisa ter a Comunicação, não como uma ferramenta, mas como uma competência, e isso cria uma Gestão Sustentável! Sustentável porque é um modelo de gestão que engaja, através da representatividade, que garante a qualidade e perenidade de seus processos através do conhecimento desenvolvido por seus colaboradores, e um alinhamento de mindset, por meio da polinização da Cultura e dos Valores da empresa, feita por sua influência sobre a equipe.

Uma Gestão de Pessoas efetiva precisa se tornar o elo entre empresa e colaboradores, alinhando propósitos e Valores, oferecendo representatividade, conhecimento, influência e sustentabilidade, e isso só acontece se existir uma Comunicação estratégica com os colaboradores.

Leave a Reply

Your email address will not be published.