A Comunicação, a borboleta e o empreendedor

O que a Comunicação tem a ver com o crescimento ou com o fechar das portas de uma empresa?

Essa foi uma questão que discuti com um colega algum tempo atrás.

Algo comum de acontecer é o empreendedor ser um cara altamente técnico, mas na medida em que a empresa cresce, surge a necessidade de desenvolver a competência de se comunicar com as pessoas da sua equipe, para que o time esteja na mesma sintonia do fundador da empresa.

Conseguir passar de forma adequada a missão, a visão e os valores da empresa é apenas o primeiro passo! Fazer com que as pessoas entendam isso e se identifique com a causa de onde trabalham é o que construirá uma equipe de alta performance e alinhada com as estratégias da empresa.

Como esse colega constatou, alguns empresários focam em desenvolver seus negócios e esquecem de desenvolver a si próprios, principalmente a competência da Comunicação. Como você vai formar um time alinhado aos valores e estratégias do seu sonho se não consegue passar isso a eles? Como crescer se as pessoas que estão ali para te ajudar não sabem o que você quer? Montar uma equipe com pessoas talentosas acaba não sendo muito útil se esses profissionais não conhecem as diretrizes a serem seguidas!

O empreendedor deve evoluir junto com o seu negócio! Tem que perceber o momento em que ser apenas técnico já não basta, precisa gerir e desenvolver pessoas, além de vender melhor seus produtos e serviços. E a Comunicação é a competência necessária para essas necessidades na evolução profissional!


Uma borboleta sofre uma metamorfose dentro de sua crisálida, e só sairá quando estiver pronta, caso contrário morrerá, afinal não se pode pular fases. O mesmo acontece na evolução de um empreendedor para empresário. O empreendedor que decide pular fases e desenvolver uma empresa sem saber fazer a gestão de quem faz parte dela pode comprometer o futuro de seu negócio.

Fazendo uma analogia, não se pode criar um carro e esquecer do motor, e o empresário é o motor da sua empresa. Se o motor não está preparado para suportar o carro… não importa o quão confortável e moderno ele é, sem o motor adequado, o carro não terá uma performance boa e consumirá bem mais do que deveria. Ruim, não é? Então, imagine o mesmo cenário em uma empresa! Qual o futuro dela?

Então, o que a Comunicação tem a ver com o futuro de uma empresa?

Lembra da conversa que tive com o meu colega? Ele tem um escritório de contabilidade e me disse acreditar que se boa parte dos clientes dele, que foram obrigados a encerrar seus negócios, estivessem melhor preparados não teriam fechado as portas, e consequentemente esse meu colega teria mais clientes hoje.

Por isso, a Comunicação tem tudo a ver com o futuro de uma empresa, principalmente com a harmonia e o equilíbrio necessários para o seu crescimento. É a Comunicação que permite o empreendedor sair da crisálida e se tornar um empresário, com o motor adequado para conduzir a empresa com uma performance boa e sem que isso gere custos desnecessários.

Portanto, para evoluir o seu negócio da maneira certa, o empreendedor precisa encontrar harmonia e equilíbrio para crescer junto e no ritmo de sua empresa, sem pular fases , saindo da crisálida no momento certo.

 

 

 

 

Has one comment to “A Comunicação, a borboleta e o empreendedor”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Rafael Maciel - abril 3, 2018 at 9:30 pm Reply

    Texto muito bom!
    Quero logo assistir sua palestra
    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published.